Implante de cabelos funciona?
Implante ou Transplante Capilar, é procedimento cirúrgico, que consiste na transferência de folículos capilares de uma área doadora do couro cabeludo, para outra com rareamento capilar ou calvície.
O Implante Capilar é uma coisa nova?
Absolutamente não! Os primeiros relatos de implante capilar realizados advém do período da segunda guerra mundial, década de 30 e 40 no Japão, quando eram atendidos os soldados que voltavam das batalhas mutilados no couro cabeludo.
Existe alternativa ao Transplante Capilar?
A medicina, em todas as especialidades, vem se tornando cada dia menos invasiva, evitando riscos de infecções, hemorragias e minimizando a dor e sofrimento, causados por uma intervenção cirúrgica.
Na Medicina e Tricologia a tendência é a mesma. Hoje já existem os protocolos não invasivos de Tratamento para calvície, evitando assim o implante de cabelos.
Utilizando avançada tecnologia de ponta, através de procedimentos tópicos, sem a utilização de agulhas, injeções ou implantes capilares é possível, não só interromper a evolução da calvície, como também reverter o processo quando há um diagnóstico precoce e um tratamento direcionado.
O Instituto do Cabelo, é uma clínica médica, direcionada exclusivamente para tratamento do couro cabeludo, cabelos e pelos de forma não invasiva.
Existem protocolos não invasivos para cada tipo de Alopecia (calvície). No caso da alopecia androgenética, a conduta médica fundamenta-se na associação concomitante de procedimentos, utilizando ativos naturais e orgânicos, aplicados localmente ou via oral, sem a utilização de agulhas e sem qualquer dor. Todos os pacientes atendidos no Instituto do Cabelo são fotografados para que possa haver uma constatação dos excelentes resultados de “antes” e “depois”.
Mas afinal o Transplante Capilar funciona?
É muito importante explicar que a opção pela realização da cirurgia é estritamente pessoal e deve obedecer critérios clínicos importantes.
Infelizmente temos recebido no Instituto do Cabelo, problemas com insatisfação de resultados e complicações clínicas após a realização de Implantes Capilares.
É fundamental esclarecer que embora existam várias técnicas cirúrgica de implante capilar, (FUT,FUE,”Robot”) é um procedimento invasivo, que dura em média de 8 a 10 horas, com anestesia local e sedação, bloqueio sensitivo e às vezes até anestesia geral.
Quem procura o Implante Capilar como uma solução rápida e perene, deve ser informado que o pós operatório, em qualquer técnica, necessita de cuidados, no mínimo durante duas semanas, e os cabelos definitivos só começam a crescer após 4 meses do procedimento.
Outro detalhe: o paciente com alopecia androgenética, mesmo realizando o Implante Capilar deve tomar medicamentos bloqueadores de DHT, utilizar Minoxidil Tópico e fazer tratamento do couro cabeludo com médico Tricologista após o procedimento.
Quais as contraindicações do Transplante Capilar?
Por tratar-se de um procedimento invasivo, uma cirurgia, os critérios médicos a serem obedecidos são comuns a outras cirurgias, pacientes idosos, diabéticos, ou qualquer doença de coagulação, doenças autoimunes, alterações cardíacas e outros.
Em nível de medicina e Tricologia, a literatura médica internacional cita restrições em realizar o implante capilar em:
- Homens com menos de 28 anos de idade.
- Pacientes com Alopecia Cicatricial
- Pacientes com Dermatite Seborreica ou doenças infecciosas do couro cabeludo.
- Pacientes com pouca área doadora e extensa área de calvície.
- Mulheres em qualquer idade.
- Tricotilomania.
- Pós quimioterapia
- Alopecia de tração
Pense bem antes de optar por um implante capilar, sempre observando que existem opções não invasivas disponíveis na medicina e tricologia.