Tricologia é o segmento da medicina direcionado para o diagnóstico e tratamento das doenças do couro cabeludo, cabelos e pelos.
O médico e tricologista, através de exames clínicos e tricológicos específicos, como o scanner de couro cabeludo e da microscopia de tela, os quais permitem a ampliação em até 30.000 vezes do bulbo capilar (raiz do cabelo) e do couro cabeludo, chega a diagnósticos precisos sobre queda de cabelo, alopecias ou calvície genética, caspa, seborréia, alopecias cicatriciais ou areata, promovendo um tratamento específico e alcançando os melhores resultados.
O tricologista é médico?
É fundamental, que para a total segurança do paciente, o tricologista seja médico, pois existem várias doenças sistêmicas como:
- Hipertireoidismo;
- Hipotireoidismo;
- Diabetes;
- Anemias;
- Leucemias;
- Infecções do couro cabeludo;
- Micoses;
- Processos infecciosos como a Infecção Urinária;
- Sinusites;
- Viroses;
- Doenças autoimunes como a doença de CROHN;
- Intolerâncias alimentares;
- Uso de drogas lícitas ou ilícitas;
- Tumores de glândulas suprarrenais ou testículos;
- Uso de anabolizantes;
- E tantas outras doenças congênitas que podem levar à queda anormal dos cabelos e à calvície.
Sendo assim, é indispensável que a consulta em tricologia seja feita por um médico, pois além dos exames tricológicos especializados, devem ser solicitados os testes bioquímicos de sangue, urina e os exames de imagem por ultrassom ou eventualmente radiológicos.
Qual a origem da palavra Tricologia?
A palavra Tricologia tem origem do grego thricos que significa cabelo, portanto: Thricos + logia significa estudo detalhado dos cabelos ou pelos.
Os estudos e pesquisas em Tricologia se iniciaram em 1902 na Inglaterra e alcançaram hoje um patamar avançadíssimo, no que diz respeito ao diagnóstico médico das causas e do tratamento dos vários tipos de calvície ou alopecias e da queda excessiva dos cabelos.
Instituto do Cabelo
O Instituto do Cabelo, clínica médica de referência mundial em recuperação capilar não invasiva, sem implantes, agulhas ou injeções em 25 anos de sucesso, já atendeu mais de 60.000 pacientes e foi citado pelo American Hair Loss Council – USA, como uma das maiores e mais importantes clínicas do mundo, no atendimento exclusivamente de calvície, alopecias, queda de cabelos, doenças dos cílios, sobrancelhas e falhas na barba.
O Instituto do Cabelo, além de disponibilizar protocolos não invasivos de tratamento da calvície, alopecias e queda anormal dos cabelos, possui um centro de pesquisas dirigido pela Dra. Marcia Cecilio, acompanhando, todos os avanços, em nível mundial, sobre terapia genética e clonagem dos fios de cabelo.
Agende agora sua consulta médica e Tricológica em nossa clínica.
Os exames especializados de SCANNER DO COURO CABELUDO E MICROSCOPIA DE TELA do bulbo capilar estão incluídos no valor da consulta e o resultado dos exames é imediato.
Aguardamos você!