Pinguim careca incentiva pais e crianças a aceitarem seus cabelos
As aventuras de Baldy, o Pinguim Careca estão disponíveis em animação no YouTube e em um gibi educativo e gratuito. Conheça a iniciativa que defende que todos os cabelos são mágicos (e o All Things Hair assina embaixo!)
No Instituto do Cabelo, onde Dr. Luciano Barsanti é diretor médico, houve um aumento significativo nos últimos cinco anos no número de atendimentos à crianças que tiveram seus cabelos danificados por alisamentos e tinturas. A surpresa foi descobrir que a maioria dessas crianças são submetidas a esses procedimentos químicos por escolha dos pais, que afirmam tomar essa atitude como uma forma de proteger seus filhos do bullying – algo que eles mesmos já sofreram ou ainda sofrem por conta de seus cabelos naturais, sejam eles cacheados ou crespos.
As observações no dia a dia da clínica, somadas às inúmeras matérias divulgadas na imprensa e aos trabalhos científicos sobre bullying publicados pela USP de Ribeirão Preto sensibilizaram Luciano. Foi assim que ele decidiu criar Baldy – um personagem para incentivar tanto crianças quanto adultos a aceitarem e amarem seus cabelos naturais.
Conheça o projeto que promove a autoaceitação dos cabelos naturais
Baldy é um pinguim que nasceu careca, sem penas e, na história criada para ele, é encontrado por três crianças de etnias diferentes. Fraco e triste, ele é levado ao Dr. Cabelo, que receita doses de amor e calor para o personagem. O trio segue o conselho do médico e decide raspar seus cabelos para criar uma capa mágica para aquecê-lo e protegê-lo.
Com esse novo acessório, Baldy adquire superpoderes e se torna feliz para ajudar outras pessoas que tenham problemas de autoaceitação com seu cabelo. “A mensagem que queremos passar é de que todos os cabelos são mágicos!”, conta o médico.
Foto: Reprodução / YouTube – Canal Super Baldy Pinguim
As aventuras de Baldy, o Pinguim Careca podem ser vistas em uma animação no YouTube e lidas em um gibi, que várias escolas já imprimiram para distribuir para pais e alunos.